quarta-feira, 1 de maio de 2013

Uma bomba chamada Jason


A saída do armário do atleta Jason Collins continua causando ondas gigantescas de costa a costa dos Estados Unidos e foi saudada inclusive pelo presidente Obama, que telefonou pessoalmente ao atleta.

Parece que o quê pegou muita gente de surpresa foi a quebra de estereótipos. Espera-se que homens gays sejam fracos, frágeis e ultrassensíveis. E Jason Collins tem 2,13 metros de altura, porte atlético e postura considerada muito viril. "Como um homão destes pode ser gay?" é a pergunta que muitos héteros não conseguem processar.

Em um debate promovido pela NBCNews, Dan Savage cobre bem o aspecto dos estereótipos do mundo gay. Claro que há gays efeminados, e não há nada de errado com isso, mas a questão não é tão simples assim. Num mundo em que os homossexuais sempre tiveram que esconder sua orientação sexual, é provável que uma grande parcela de homossexuais que escapam dos estereótipos mais comuns tenha passado completamente desapercebida. Muitos homens gays certamente nascem, crescem, vivem a vida toda, e morrem sem que ninguém deles suspeite por um único segundo.

É surpreendente a tranquilidade com que Jason Collins respondeu às perguntas do repórter logo após haver se declarado gay, principalmente ao descrever os estágios do complexo processo de se assumir. Jason Collins já está ajudando muita gente.

Nenhum comentário: