quarta-feira, 14 de maio de 2014

G3R4Ç4O
BR4S1L

Há algum tempo que a televisão tem errado mais do que acertado. Tentando brecar a fuga de espectadores para a Internet a televisão tem caído no erro mais crasso que poderia cometer que é exatamente a tentativa, sempre frustrada diga-se de passagem, de imitar a Internet. A inclusão de alguma pseudo interatividade em programas televisivos sempre resulta tosca. Nas novelas, o máximo de tecnologia moderna que tinham conseguido mostrar até o momento era gente falando pelo tablet por meio de programas como o Skype (até mesmo do interior de cavernas na Turquia) como se isso fosse o supra-sumo do atual estado da técnica.

Mas eis que estreia Geração Brasil e acerta direto bem no meio do alvo. Quem não está assistindo está começando a perder uma das melhores e mais inovadoras novelas dos últimos tempos. A primeira semana, com cenas que alternaram a ação entre Rio de Janeiro, California, e Recife teve visual caprichadíssimo, apresentou personagens super interessantes, e mostrou que os autores entendem do riscado de novela e de tecnologia. Num único capítulo havia drones e impressoras 3-D fazendo parte da ação com propriedade. É a televisão dando o melhor de si sem a esquizofrenia de tentar ser o que não é. Tudo é moderno, as cenas são curtas e rápidas, e os personagens são críveis e espertos como a maioria dos jovens de hoje em dia. Inclui sacadas muito legais como Luís Miranda fazendo papel de um transgênero que se casou com uma jogadora de basquete e, depois do nascimento do filho, mudou de sexo juntamente com a esposa (a esposa virou homem e ele mulher), Cláudia Abreu interpretando uma atriz americana de terceiro escalão, e ainda tem Renata Sorrah fazendo divinamente uma suburbana barraqueira. E tem humor na dose certa. Enfim um programa que me tem feito sair da Internet por alguns minutos por dia. 

Um comentário:

Anônimo disse...

'Geração Brasil' me conquistou desde o primeiro capítulo, assim como 'Meu pedacinho de chão. Duas novelas deliciosas de assistir.

Enquanto isso, Manoel Carlos investe em mais cenas de sexo para tentar alavancar a audiência da novela das nove, que já nasceu ruim...