segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Meu amigo petista

Eu tenho um amigo petista que não come ou dorme direito há três dias, desde que foram presos os primeiros mensaleiros. Meu amigo está plenamente convencido de que há uma grande conspiração em curso no país e não consegue entender como se passou mais um dia e não há milhões de pessoas nas ruas clamando por justiça.

Não adianta tentar explicar para ele que o julgamento foi feito por um tribunal dos mais altos juízes do país, e que a maioria destes juízes foi indicada pelo próprio PT na pessoa do ex-presidente Lula ou da presidente Dilma. Ou que o partido dele está no poder há onze anos e não é, portanto, uma força clandestina sendo achacada por um governo de exceção. O partido dele É o governo.

Há algum tempo eu li uma ótima reportagem sobre como funciona o cérebro de um fanático. Não consigo agora me lembrar da fonte, mas ainda hei de localizá-la para uma segunda leitura. Pois bem, o artigo falava sobre as similaridades entre o funcionamento do cérebro do fanático religioso, do fanático por futebol, do fanático político, do homofóbico - e de como é criada a cegueira que bloqueia a inteligência e o julgamento e impede o funcionamento do bom senso em casos assim.

É muito parecido com aquelas pré-adolescentes que gritam ensandecidas e desmaiam toda vez que o Justin Bieber aparece na janela de um hotel. A diferença é que estas pré-adolescentes têm por volta de 12 anos e um cérebro que ainda não foi alimentado pela vida. Meu amigo tem 49 anos e curso superior. O caso dele é sério.

16 comentários:

Anônimo disse...

Sim, o PT tinha a intenção de condenar Genuíno (mesmo sem prova alguma) e Dirceu para a poeira descer antes das próximas eleições. Mas quem fez disso um evento midiático a seu pleno favor foi o Barbosa, de um modo corrupto e imoral, até pior do que aqueles que condenou.

M. disse...

Se achar a reportagem, por favor, me envie. Conheço alguns casos.

abraços

Lucas disse...

Fanáticos são TEEEEEENSOSSSSSSS de lidar. E os cientistas inteligentíssimos que são religiosos? Não entendo essas paradas ¬¬

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Deixa eles ... vão chorar na cama q é um lugar quente ...

RRL disse...

Olha... realmente dizer que o julgamento é de exceção ou que eles são presos políticos são bravatas retóricas (de maus advogados? hehehe). Mas discordo que quem está fazendo disso um evento midiático é o Barbosa. São os próprios petistas e advogados que alimentam esse show político. Querem tentar ganhar qualquer apoio popular, insuflar a militância dogmatizada, enfim ficar mais forte até com os seus podres, até porque para quem já transitou em julgado, qualquer apoio é lucro.
O PT está mais forte do que nunca. Engana-se achar o contrário. Ele conseguiu ganhar em São Paulo, reduto sabidamente dos conservadores do PSDB! Provavelmente daqui a pouco tira o governo de São Paulo tb do PSDB. Dificilmente, ao meu ver lógico, a Dilma não ganhará ano que vem. E se Lula voltar (como o vento anda dizendo) ele ganha com certeza. Talvez o problema esteja mais na crise do PSDB (amém!) do que na força do PT (estamos fudidos mesmo; se ficar o bicho come, se correr o bicho pega), mas no limite isso ajuda de qualquer forma o PT.
De verdade, não acho que Barbosa quer mais estardalhaço no caso. Concordo com alguns posicionamentos jurídicos dele, mas discordo da maioria. Penso que pecou muito no trato com o processo, que o rigor de tratá-lo como um outro qualquer no fundo mais o queima do que enobrece.
Mas realmente explicar essas coisas para um petista é impossível.

Unknown disse...

Sim o caso do seu amigo é mega preocupante, este partido que aí está e subiu enganando o povo com blás blás blás sindicalistas através do seu mentor que está por trás de tudo isto, e só não foi preso por estar blindado, se fossemos um País sério ele também estaria preso com sua família toda!!!! Esse pessoal são na verdade verdadeiros lobos em pele de cordeiro, aves de rapina que esperam o melhor momento para atacar e conseguiram, estamos vendo aí, inclusive os patéticos do partido em frente a Polícia Federal tudo gente paga para protestar a favor deles e são nada menos do que funcionários comissionados que estão por aí em todas as esferas do governo e sabem que vão perder o emprego com a queda deste partideco, mas vão se destruir entre eles, que em 2014 o povo abra os olhos antes que seja tarde para o bem do Brasil!!!!!

Anônimo disse...

RRL, não podemos esquecer as lições que a História nos passa. A queda do muro de Berlim, seguida da implosão de todo o Leste europeu não estava na expectativa nem da direita e muito menos da esquerda. Pluft! - e foram-se assim como água, com toda a ideologia e truculência que cercavam esses governos do povo e ditaduras em prol de poucos.
A. esperança deve ser regada todos os dias e adubada a cada trimestre.

Ro Fers disse...

Esse petista e os outros envolvidos merecem apodrecer na cadeia...
E caso adoecessem, deveriam aguardar na fila do SUS...

Homem, Homossexual e Pai disse...

eu já li algo a respeito, sobre o fanatismo criar as teorias conspiratorias, eu não sou um PTista histórico mas admirava muito a luta do Genoino e do Dirceu, o problem foi eles serem fanáticos pela idéia de que "os fins justificam os meios" e que o ProjeTo PoliTico seria alcançado a tempo de serem cultuados como "herois revolucionários"... uma pena!

Sidney Gaga disse...

o fanastismo/apreciação competitiva pelas cantoras 'pop'- fenônemo este visível com muita intensidade entre os gays - sobretudo os da chamada geração Y pra cá - deveria figurar nesta lista

wair de paula disse...

Fanatismo deve ligar uma conexão no cérebro que embota o bom senso e a leitura fiel e analítica dos fatos. Tenho lido e ouvido absurdos em relação a prisão de Genoino & companheiros, de pessoas esclarecidas...

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=3c9pKoyoRX0
Seu amigo tem razão! Não houve mensalão! O q houve e ainda vai haver p mto tempo, a menos q oS nossos representantes VOTEM P UMA REFORMA POLÍTICA,FOI O CAIXA 2 ! Vários juristas, mtos deles contrários ao PT, declararam ter erros no julgamento da AP470! Mas não vou insistir c isso, sei q a maioria aqui é de classe média e média alta, não gostam e pelo contrário odeiam o PT! P vcs o q sai na mídia alternativa é enrolação, fanatismo, teoria da conspiração...
http://www.youtube.com/watch?v=tq15GeVliVI
Mas aguardem! O caso Pizzolato q foi a viga mestra da AP 470,
vem aí c novo julgamento na Itália ! Esse julgamento presidido p Tomás JB Torquemada ta mais furado que queijo suíço!

Unknown disse...

Descordo completamente do anônimo que disse que a maioria aqui por ser classe média e média alta não gostam e odeiam o PT. Justamente esta classe que votou no PT acreditavam que este partido mudaria algo, que se diziam tão honestos e estavam do lado do povo e que iriam mudar muita coisa. Fizeram pior dos que passaram pelo poder neste País e roubaram e muito! E não querem largar o poder, as próximas eleições será uma grande sujeirada!!!!!

Unknown disse...

Corrigindo: Discordo!!!!

Todos os Porquês da Vida disse...

Petismo é uma religião mais insana que qualquer forma de protestantismo existente. Desisto de debater com qualquer indivíduo ao saber que ele tem carteirinha de filiação no PT. Lá Lula é Deus, vermelho é a cor e Dilma ou qualquer outro inventaram a roda e salvaram o mundo de hecatombe.... Coisa de doido varrido....

Thilfa disse...

Não deve ser a reportagem que vc leu, mas vale para qualquer fanático (especialmente os petistas) o Complexo do Pombo Enxadrista:

Discutir com um petista (substitua petista pelo fanático de sua preferência) é o mesmo que jogar xadrez com um pombo: ele caga no tabuleiro, derruba as peças e ainda sai de peito estufado cantando vitória.