sábado, 13 de julho de 2013

Spy vs. Spy

É claro que a presidente Dilma e os representantes dos outros países têm que protestar oficialmente e exigir explicações sobre os casos de espionagem internacional pelos Estados Unidos, mas isso é só um teatrinho cuidadosamente preparado para que os países espionados não fiquem muito feios na fita. Na prática, é mais ou menos como quando o filho gay sai do armário. Todo mundo já sabia, quem não sabia desconfiava, tudo vai continuar como estava e não há nada que se possa fazer para mudar as coisas, mas mesmo assim ainda precisam fazer um escândalo e fingir surpresa.

A informação é uma das ferramentas estratégicas mais poderosas nos dias de hoje. Eu trabalhei durante muitos anos como engenheiro em uma empresa de material de defesa que exportava com a ajuda do governo brasileiro para países amigos em situações de conflito. A informação lá dentro era tratada como ouro. Tínhamos códigos para algumas palavras-chaves, e as informações eram classificadas em sigilosas, confidenciais, sensíveis ou secretas. Tínhamos até cursos periódicos sobre o tratamento e a manipulação das informações.

A espionagem faz parte do cotidiano de toda instituição - seja indivíduo, empresa ou nação - que lida com informações estratégicas. Todo mundo sabe disso. O importante é não ser descoberto. Ninguém controla a espionagem do outro e a única forma de se precaver é protegendo a sua própria informação.

O paralelo mais simples para se entender tudo isso são as redes sociais. A única forma de se proteger é cuidando da informação que você expõe ou publica, mas ninguém controla o que os outros publicam ou pesquisam no meio de toda a enormidade de dados disponíveis. E assim o mundo gira.

5 comentários:

wair de paula disse...

Não lhe parece que, mesmo sendo verdade, este assunto foi explorado para desviar a atenção da situação delicada em que o governo se encontra?

Luciano disse...

Oi, Wair. Difícil de ter certeza, mas acho que a reação do governo está sendo correta. Faz parte dos representantes do país demonstrar indignação. Mas eles não podem deixar o assunto crescer muito, ou poderão aparecer fatos que vão deixar o assunto um pouco mais indigesto.

Anônimo disse...

Os dois poderes colocados na berlinda pelas manifestações tiveram muita sorte de aparecer essa questão de espionagem, que, como aqui foi dito a respeito de filho gay, todo mundo estava careca de saber, mas não ia deixar passar impunemente.
O Chico Caruso até fez uma charge em que o Renan irrompe na reunião da Dilma com um jornal nas mãos e bradando 'estamos salvos! estamos salvos!

Wândala Ensandecida disse...

Wair disse e eu vou mais fundo: tudinho orquestrado p/ tirar foco, eles agradeceram aos céus surgir notícia quente dessa 'espionagem' p/ o povo brasileiro esquecer um pouco o que motivou aquela enxurrada de ódio pelo serviço público de má qualidade (educação, saúde, segurança pública, transporte ...tudo caro, subfaturado e c/ padrão de bosta)

Dinhö disse...

Luciano, vc era quase agente secreto?!

Nossa, o senhor me surpreende a cada postagem...