quinta-feira, 23 de maio de 2013

Gaytiqueta

Como agir com aquele namorado gostoso da sua amiga que parece que está te dando bola? E aquele vizinho super atencioso e prestativo - seria só educação mesmo? E quando você encontra com seu chefe super durão fazendo pegação na sauna - cumprimenta ou finge que não viu? Avisa para a prima que o namorado novo dela é gay e que vocês já se pegaram no passado?

Acostumados a se virar durante uma vida inteira de repressão, não é muito difícil para os gays encontrarem saídas criativas para situações inesperadas de saia-justa. Mas os héteros estão completamente perdidos. Mesmo os extremamente simpatizantes podem se ver pisando em ovos em situações corriqueiras do dia a dia, e é para eles que Steven Petrow escreveu o livro Steven Petrow's Complete Gay & Lesbian Manners há dois anos. Em uma sociedade mais avançada como a americana, em que apesar da homofobia e do preconceito há também uma grande parcela da sociedade interessada em fazer a coisa certa, Steven Petrow já tem uma coluna no New York Times duas vezes por mês só para responder dúvidas sobre como melhor se portar no relacionamento com os gays.

A dúvida desta semana envolve o vestiário das academias, com homens gays e héteros andando nus de um lado para o outro. Como deve agir um homem hétero quando percebe ser alvo de um olhar de pombo mais prolongado mas não quer ser rude? Interessante também é perceber o tom elevado e respeitoso dos comentários que seguem o artigo - o contrário da reação que o assunto costuma despertar por aqui.

Nenhum comentário: