sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Novos ares

Richard Blanco, poeta oficial da posse de Barack Obama.
No próximo dia 21 de janeiro acontece a solenidade de posse de Barack Obama como 44º presidente dos Estados Unidos. Todos os mínimos detalhes das diversas cerimônias são cuidadosamente organizados e escolhidos para representar visões e ideias coerentes com o novo mandato - e é possível que se enxerguem significados ocultos até na cor da gravata do presidente ou no modelo do vestido da primeira dama. Mas alguns outros detalhes são mais óbvios.

Obama tinha escolhido o reverendo Louie Giglio para fazer a bênção durante a cerimônia. Foi o que bastou para que a vida do reverendo fosse revirada ao avesso e se descobrisse que há cerca de 20 anos ele tinha feito declarações homofóbicas. A imprensa não deu descanso e o próprio reverendo Giglio acabou se vendo forçado a renunciar à honra. O comitê organizador da posse anunciou a desistência do reverendo, pediu desculpas pela escolha canhestra, e ainda se deu ao luxo de confessar que deveriam ter pesquisado melhor e que não o deveriam ter escolhido. A repercussão está até no New York Times.

Tudo isto serve para mostrar que, agora que não está comprometido com a obrigação de se reeleger, Obama deve demonstrar apoio mais aberto e direto aos gays e deve deixar claro que em sua administração não há espaço para o preconceito. Outro detalhe que aponta nesta direção é a escolha de Richard Blanco como poeta oficial da posse, com a importante missão de compor e recitar um poema durante a celebração. Richard Blanco é gay e de origem latina, e vive com o marido no estado do Maine, que acaba de aprovar a igualdade no casamento.

Como se tudo isto não fosse indício suficientemente forte da força pessoal que Obama pretende imprimir no apoio à diversidade durante seu segundo mandato, a Associação de Fanfarras Gays e Lésbicas foi convidada para marchar no desfile oficial.

Nos próximos quatro anos a marcha pela igualdade deve conseguir avanços e progressos sem precedentes na História.


8 comentários:

Alex M. disse...

Que sejam indícios de avanços reais!!!
Fico pensando se o outro tivesse sido eleito...

M. disse...

Luciano.... voce traz boas notícias logo cedo. Gracias.
abraços

M. disse...

Voltei só pra dizer que, esse cara é lindo!!! Poeta ainda...jeitinho que eu gosto....kkk

Anônimo disse...

poxa, isso sim é mostra de respeito! fiquei até arrepiado!
Yuri

Aldo disse...

Fiquei orgulhoso quando soube desta notícia ontem. Que bom!!

Luciano, a posse está marcada para o dia 21.(monday)

beijo...

Luciano disse...

Obrigado, Aldo, já corrigi no texto.
Beijo,
**

Anônimo disse...

As Fanfarras LGBT já desfilaram na posse do primeiro mandato de Obama, em 2008, segundo o site acima indicado. E sem plumas, nem paetés, mais caretas do que o Exército da Salvação

Anônimo disse...

meio off topic mas, estranho ele ser de origem Latina, não possui feições Hispânicas.