segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Gente do interior

Eu conheço algumas criaturas muito bizarras. Gente que acaba se cobrindo de uma casca de afetação tão espessa que termina por se transformar em um personagem.

Todos usamos cascas. São proteções para convivermos com segurança em ambientes hostis. Tem a casca que a gente veste para ir para o trabalho, a casca para enfrentar a família, a casca usada para conquistar aceitação social, e assim vai.

Uma das mais engraçadas, na minha opinião, é a casca da sofisticação. Principalmente nas cidades maiores é mais fácil perceber um grau de afetação nas pessoas que querem evidenciar sofisticação. Como se pessoas refinadas e elegantes não pudessem ser simples.

Eu admiro muito o despojamento e a simplicidade das pessoas do interior. Em uma cidade do interior, onde todo mundo conhece a origem e a história de todo mundo, não há oxigênio para que as cascas de sofisticação se desenvolvam e virem afetação.

Eu fotografei este moço em São Luiz do Paraitinga. Cidadezinha linda, vale a pena uma visita. A cidade sofreu uma hecatombe com as chuvas do começo do ano mas está se recuperando bem. Eu passava por um casarão sendo restaurado e ele estava lá, de maçarico na mão e compenetrado no trabalho, nem percebeu que eu o fotografei. Esta gente simples do interior tem um charme imenso.

13 comentários:

luis fonte disse...

E que charme esta simplicidade ein Luciano?

Papai Urso do Interior disse...

Êta Jesus maravilhoso!!! Criou o céu, a terra, o mar e o homem!!!

Gui disse...

Ai. Ai. Ai.

O interior. Nada como o interior.

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

amigo a verdadeira sofisticação é esta ... agora ... o Papai Urso é que está certo: "Êta Jesus maravilhoso!!! Criou o céu, a terra, o mar e o homem!" ... e que homem eim? rs

bjux

;-)

..::voy::.. disse...

e que charme???
quem precisa de sofisticação com alguem assim meu Deus???

abraços
voy

Rodrigo disse...

eu conheço essa foto =P

Rodrigo disse...

PS: ô, se tem.

tommie disse...

E quando "sofisticação" vira sinônimo de falta de educação e grosseria?

Anônimo disse...

Que bela composicao Lu... (olhe a intimidade Kkkk)

Uma Janela
Um bofe DI LI CIA
com o seu maçarico bem aceso na mao
Ufa! Me deu um calor ...
Hmmmmm home do interior
gente do interior
gente que faz ....

AliKerouak disse...

Sou do interior, e pode até ser que a afetação aí não tem lugar, mas existem outras coisas muito piores, como a inveja, a fofoca, a preocupação pela vida alheia, etc.

Ou seja, para as bibas é um verdadeiro inferno!!

Saullo Marques disse...

Engraçado que essa foto roda a internet há anos... Acho que muita gente tem visitado Sao Luiz do Paraitinga ultimamente...

Luciano disse...

Saullo:
A foto não é tão antiga assim. Eu tirei esta foto no dia 5 de setembro de 2007 em São Luiz do Paraitinga.
Abraço,
**

Unknown disse...

Quando vi a foto, sabia que você tinha tirado. Muito legal ver a assinatura.