domingo, 1 de agosto de 2010

Com/Sem Sura

Ainda bem que nossos políticos já são piada pronta, assim eles não conseguiriam acabar com o bom humor do país nem por decreto. Mas esta resolução aprovada pelo TSE que proíbe o uso de imagens alteradas de políticos é o fim da picada! Em resumo, entre outras coisas, nossa televisão está proibida de fazer aquelas imitações de candidatos que eram o mais engraçado dos programas de humor.

Nunca me esqueci de um comercial de uma revendedora de automóveis com uma senhora loira de tailleur vermelho falando "relaxa e goza", veiculado durante a crise nos aeroportos. A identificação era imediata. O humor era instantâneo. E retratava bem este jeito jocoso do brasileiro de fazer troça de assunto sério.

Proibir isto é censura no pior sentido da palavra. Só falta agora estender a Hora do Brasil no rádio para 5 horas diárias. E encher a televisão daqueles intermináveis programas só com orquestras tocando música clássica. E televisionar alguns discursos do Fidel e do Chávez, na íntegra, para variar. Já estou até vendo aquela besta do Marco Aurélio Garcia dizendo que ficamos um pouco mais livres deste lixo cultural herdado dos americanos. Porque tenho certeza que na televisão de Cuba ninguém aparece imitando políticos.

Nenhum comentário: