domingo, 22 de agosto de 2010

50% e aumentando...

Uma das argumentações dos defensores da Proposição 8, aquela que impede os casamentos entre gays na California e que agora está sendo questionada nos tribunais, é que a própria população votou pela proposição e um juiz não pode anular o voto de milhões de eleitores. Well... maybe not! A votação foi em 2008, e se fosse repetida hoje talvez o resultado fosse bem diferente. Por incrível que possa parecer, em matéria de aceitação dos direitos dos gays nos Estados Unidos, dois anos podem fazer uma diferença brutal.


O quadro acima foi publicado esta semana pelo New York Times. O resultado das pesquisas mais recentes mostra que a crescente aceitação do casamento entre pessoas do mesmo sexo acaba de atingir 50%, e daqui para a frente só vai aumentar. Alguns estados ainda têm baixa aceitação (como Utah, o estado dos mórmons, onde o índice de aceitação está hoje em 22%), mas o índice geral é puxado por estados onde a aceitação é maior e também por estados mais populosos (como a California, estado mais populoso do país, que conta com 56% de aceitação pela última pesquisa). Em alguns estados, como Massachussetts e Rhode Island, a aceitação está em níveis acima de 60%. É importante lembrar que em 1996 o índice de aceitação nacional era de apenas 25%.

A explicação, além das campanhas bem feitas que têm conseguido que muita gente mude de opinião e passe a aceitar o casamento homossexual, é também que todo ano milhares de eleitores idosos e conservadores morrem enquanto outros milhares de eleitores jovens e liberais passam a fazer parte ativa da população. Eu não tenho nenhum rancor desta gente preconceituosa e espero, sinceramente, que eles morram logo e que vão ser muito felizes lá do outro lado.



Nenhum comentário: