sexta-feira, 2 de julho de 2010

De Astros e Estrelas

Hoje eu resolvi folhear um livro antigo que há muito eu não manuseava e me surpreendi com a data na dedicatória: 2 de julho de 1981 - exatos 29 anos atrás. O livro A Pictorial History of the Talkies é uma edição belíssima, destas que os americanos chamam de coffee table book - que costumam enfeitar mesinhas de centro de salas finas. São quase 400 páginas com fotos incríveis dos astros e estrelas de Hollywood desde o começo do cinema falado. O livro me foi dado de presente por um grande amigo, o Hernâni, que já não está mais entre nós e que deixou muita saudade. Eu o havia ajudado a corrigir uma montanha de exames finais acumulados de seus alunos (ele era professor) e ele retribuiu, de forma tão altruística, com um dos bens mais preciosos de sua coleção. O Hernâni era uma espécie de mentor entre os amigos - mais velho, extremamente culto, tinha um conhecimento invejável sobre cinema e um incomensurável desprendimento em relação às coisas materiais - assim tipo um hippie culto. Ele era capaz de recitar de cor diálogos inteiros de filmes.
O Hernâni falava várias línguas e tinha grande conhecimento do português. Uma das coisas mais engraçadas que eu me lembro é que ele adorava embaralhar os nomes de atores ou de filmes e surgir com expressões como Leocáprio Dinardo (para Leonardo DiCáprio) ou Recível, a Mulher Inesquebeca (para Rebecca, a Mulher Inesquecível). Há 29 anos atrás o Hernâni já era uma figura. Se ele fosse vivo certamente ele seria blogueiro.

3 comentários:

Rodrigo disse...

eeee blog Novo!
Sucesso, Lucianão!
beijos.

Luciano disse...

Obrigado pela visita, Rodrigo! Espero vê-lo sempre por aqui.
**

Daniel Cassus disse...

Não era nem nascido em julho de 81. Só concebido. Filho do carnaval? Perhaps...